quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Mostra comemora 40 anos de trajetória de Leonel Mattos

Mostra comemora 40 anos de trajetória de Leonel Mattos

Divulgação
As aquarelas mostram a minha leveza, diz o artista
"As aquarelas mostram a minha leveza", diz o artista
A CAIXA Cultural Salvador inaugura, no dia 6 de março, a mostra "Leonel Mattos em Três Linguagens", que marca a comemoração dos 40 anos de trajetória do artista plástico baiano. A exposição, aberta ao público a partir do dia 7, apresenta 25 desenhos, cinco objetos e cinco esculturas, além de uma instalação interativa, que contará com a participação de outros artistas e do espectador.
- Os trabalhos têm um elo entre si, uma comunicação não só dos materiais, mas também no que diz respeito à ligação de uma obra com outra, de sempre estar buscando um diálogo. Diálogos realmente resolvidos e diálogos inúteis, como representei no papel higiênico - explica Mattos, referindo-se à estante preenchida com papel higiênico e ao ponto de interrogação feito com o mesmo objeto, atrações da mostra.
Ele conta que sua ideia foi pinçar objetos de seu ambiente original, "tirando-os de sua função e dando uma nova conotação para eles, dando uma leitura de arte".
- São materiais encontrados no cotidiano. Não os altero muito. São trabalhos minimalistas. No caso da estante e do ponto de interrogação, valorizo o papiro, na verdade, independente do que seja. Se é papel higiênico ou não, não importa.
A exposição traz ainda dez desenhos em branco e preto, que dialogam com o tridimensional, e corações em aquarela.
- Simbolizam o amor. São aquarelas que mostram a minha leveza. Na pintura, costumo ser mais visceral, tenho uma paleta mais carregada. E nesses desenhos, mostro a leveza do traço e da cor.
"Deixe o seu recado"
Um dos destaques da mostra é a instalação "Deixe o seu recado", que chama o espectador para participar da obra.
- Convidei alguns artistas para participarem da exposição. Há uma obra interativa em que cada artista participa com um imã, tipo imã de geladeira, pintado. O nome desta instalação é "Deixe o seu recado". O público vai completar essa instalação durante o período da exposição. É um pouco da característica de meu trabalho. Sempre gosto que as pessoas interajam com ele - diz Leonel Mattos, lembrando que uma de suas marcas é provocar o público.
- Meu trabalho é sempre questionador, provocador. A obra não muda. O que muda é olhar de cada um. Cada um vai ter um tipo de provocação.
Mostra "Leonel Mattos em Três Linguagens"
Exposição: De 7 de março a 22 de abril de 2012, de terça a domingo;
Horário: das 9h às 18h
Acesso: Gratuito
Classificação: livre para todos os públicos
Local: CAIXA Cultural Salvador - Rua Carlos Gomes, 57, Centro, Salvador (BA)
Informações: (71) 3241-4200

Nenhum comentário:

Postar um comentário