quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Mais de 20 artistas contam Ribeirão por meio de quadrinhos

Uma coletânea de histórias e ilustrações em quadrinhos sobre Ribeirão, desenhada pelas mãos de quase trinta artistas. Essa é a proposta da "Ribeirão Preto em Quadrinhos", revista desenvolvida por designers, ilustradores, quadrinistas e roteiristas da cidade, uma parceria entre as produtoras Atômica Filmes e Thomate Cartuns.
O lançamento está marcado para 23 de março, mas as prévias já podem ser conferidas na página da revista no Facebook.
O projeto da revista foi contemplado pelo Programa de Incentivo Cultural (Pic) da Secretaria Municipal da Cultura em 2010, porém a verba demorou a sair e atrasou o lançamento da revista.
"O lançamento estava marcado para junho de 2011, durante a Feira do Livro, mas o atraso foi muito grande e acabamos adiando para este ano", explica Cordeiro de Sá, artista plástico, ilustrador e um dos idealizadores da publicação.
Depois de quase desistir de esperar a verba do PIC, o jeito foi correr atrás de patrocinadores.
Foram escolhidos artistas que moram ou já trabalham em Ribeirão, selecionados conforme a experiência com histórias em quadrinhos e a qualidade dos desenhos.
"A ideia era tentar mostrar um trabalho bem diversificado", acrescenta Sá.
Para isso, o projeto contou com especialistas de vários estilos.
"É uma gama de técnicas e de visões de mundo diferentes e bem heterogêneas", completa.
O trabalho de coordenação e curadoria da revista foi planejado para fazer com que as histórias conversassem umas com as outras.
"As histórias são bastante diferentes, mas elas têm um diálogo em comum que é a cidade", informa o artista plástico Cordeiro de Sá.
Ferramenta
Desde o começo, a proposta dos artistas era disponibilizar a revista em uma interface tecnológica, como um site, mas devido ao crescimento das redes sociais, Cordeiro de Sá criou uma página no Facebook para divulgar o projeto.
"Nós queremos disponibilizar a revista para download gratuito, depois do lançamento", conta.
A página no Facebook foi criada para mostrar o perfil de cada artista que colaborou com uma história em quadrinho. Além disso, também será criado um álbum com todas as referências de cada um dos ilustradores da revista.
"Essa referência vai servir para quem está ingressando nos quadrinhos ou está interessado em saber mais sobre essa arte", comenta Sá.
Para ilustrar a revista, foram escolhidas algumas situações, personagens e lugares de Ribeirão como o Theatro Pedro II, o comércio na região central, o Morro do São Bento, entre outros.
"Nós fizemos um sorteio entre os artistas com palavras chaves como ‘cadeirante’, ‘Sorveteria do Geraldo’ e ‘calor’", explica o ilustrador Cordeiro de Sá.
Cada ilustrador teve que abusar da imaginação para inventar um roteiro fictício.
Algumas lendas urbanas como a serpentina de chopp, o herói Insector Sun e coronéis do café, foram adotadas para deixar o roteiro ainda mais próximo das histórias de Ribeirão.
"O projeto não uma preocupação documental com as histórias, mas sim com as imagens", diz Sá.
Registro iconográfico e antropólogico
O intuito da revista era fazer uma obra que refletisse as percepções sobre a cidade, e sem a preocupação documental, no sentido geográfico e histórico. O resultado é, como define o organizador Cordeiro de Sá, um registro iconográfico e antropológico da cidade. "O texto da revista conta um pouco o que esses artistas percebem da cidade. Entendemos que essa revista divulga a cidade em sua capacidade cultural e turística" comenta.
Com uma tiragem de dois mil exemplares, Cordeiro diz que a proposta não é comercializar a publicação que dever ser distribuída gratuitamente, num primeiro momento, durante os eventos de lançamento.
Inicialmente, a revista contava com 20 artistas, mas depois de conseguir patrocinadores e apoiadores, além do PIC, foi possível aumentar o elenco.
As ilustrações foram feitas por Adilson Terrível, Ana Marcia Zago, Beto Candia, Cako Facioli, Cordeiro de Sá, Chris Lee, Daré, Dino Bernardi, Dud, Francisco Gimenez, Fred Nuti, Fulvio Setti, Gandolpho, Geraldo Lara, Gustavo Russo, Graziela Protti, Graziela Adorno, Lubasa, Marcela Calura, Marcelo Dias, Quico Soares, Renato Andrade, Ruy Marx, Saulo Michelin, Thomate, Ubirajara Jr, Valnei Andrade e Yuri Chamoun. O texto de apresentação é assinado por Stella Crotti.
Thomate e Renato Andrade são colaboradores de A Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário